quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TJ homenageia 160 anos de nascimento de Ruy Barbosa


A presidente Silvia Zarif prestou homenagem hoje,data dos 160 anos de nascimento de Ruy Barbosa, depositando uma coroa de flores na cripta em que se encontram os restos mortais do grande jurisconsulto brasileiro, no fórum que leva o seu nome, no Campo da Pólvora, e abriu o espaço à visitação pública.

Ela destacou o legado de ética e os ensinamentos de Ruy Barbosa. “Além da imensa contribuição pela cultura jurídica e atuação política, ele foi um exemplo de vida, e trata-se de um patrimônio moral não somente do povo brasileiro, mas de toda a humanidade”, disse.

Para ilustrar que a importância do ilustre filho da Bahia transpõe as fronteiras do País, a desembargadora Silvia Zarif relembrou que existe uma espécie de memorial dedicado a Ruy Barbosa na Polônia, nação que o jurista defendeu durante sua permanência na Corte Internacional de Haia (Holanda).

“As ideias de Ruy, que podem ser lidas nas paredes do nosso Fórum, nos recordam que não devemos nos distanciar nunca dos princípios da Justiça e servem de modelo para magistrados, servidores, promotores, advogados e todos os que militam no campo do Direito”, afirmou.

O juiz Alberto Santos, da 6ª Vara de Família, concorda com a presidente: “A lembrança da ousadia e da coragem de Ruy Barbosa nos inspira até hoje a encarar os desafios do Judiciário, dando o fundamento para agirmos sempre em defesa dos direitos dos jurisdicionados.

Também hoje, o Fórum Ruy Barbosa está comemorando aniversário. O prédio foi inaugurado há 60 anos, no centenário de nascimento do jurista, que foi ainda deputado, senador, ministro da Fazenda, diplomata, jornalista e escritor, tendo falecido em março de 1923.

Fonte: TJ Bahia

Nenhum comentário: