sábado, 6 de novembro de 2010

Pit Stop! "Massa pode ser preso se der passagem a Alonso no GP Brasil de Fórmula 1", diz promotor


O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que acontece neste domingo, poderá custar caro ao brasileiro Felipe Massa. Em entrevista publicada, nesta quinta-feira, pelo Jornal Folha de São Paulo, o promotor Paulo Castilho, do Juizado Especial Criminal afirmou que se Massa der passagem para seu companheiro da Ferrari, Fernando Alonso, sairá preso da competição.

Baseado no Estatuto do Torcedor o promotor prevê que, caso o competidor ceda a vitória ao companheiro, poderá sofrer prisão de até seis anos. De acordo com Castilho, o Estatuto é claro em relação aos crimes para quem "frauda" ou "contribui para fraude" no resultado de competição esportiva. "Se ele fizer isso, ele terá que sair algemado de Interlagos", enfatiza Castilho.

A marmelada

Após ter liderado o Mundial nas duas primeiras etapas, quando venceu o GP do Bahrein, na abertura da temporada, Alonso foi quarto na Austrália e acabou acumulando uma série de maus resultados.

Em oito corridas o espanhol teria subido ao pódio somente duas vezes, e em nenhuma delas em primeiro lugar, além de ter deixado também de pontuar em algumas competições.

O começo da ascensão de Alonso veio no polêmico GP da Alemanha, em Hockenheim. Segundo no grid, atrás de Sebastian Vettel e à frente de seu companheiro Felipe Massa, Alonso viu o brasileiro assumir a liderança da prova na largada e pulou para o segundo posto, à frente do rival da Red Bull. Insatisfeito por estar atrás de Massa sem conseguir superá-lo, o espanhol se exaltava via rádio com a equipe da Ferrari, até que na 48ª volta, o piloto brasileiro acabou abrindo caminho para Alonso respeitando as ordens passadas pela Ferrari. "Fernando é mais veloz que você", disse o engenheiro Rob Smedley a Massa, que, na sequência, abriu passagem.

Resultado: Alonso venceu. Com o brasileiro em segundo, Alonso deu início a um período arrebatador. O espanhol ganhou quatro de sete provas e conquistou 133 pontos de 175 possíveis obtendo um aproveitamento de 76% deixando para trás todos os outros concorrentes ao título neste ano.

Tática de jogo

A polêmica ultrapassagem de Alonso sobre Massa, não é um fato isolado. Essa tática de ultrapassagens é frequentemente utilizada pela Ferrrari para conquista de pontos. O caso ocorrido com Massa e Alonso, lembra o Grande prêmio na Áustria em 2002, competição na qual Rubens Barrichello, ex-piloto da equipe, teria recebido ordens via rádio para ceder a vitória ao também ex-piloto da Ferrari Michael Schumacher, com objetivo de pontuação. Na ocasião a equipe e o atleta foram duramente criticados pela mídia e pelos torcedores.

A escuderia italiana teria sido condenada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a pagar multa de US$ 1 milhão por conta do ocorrido.

Fonte: Jornal Jurid

Nenhum comentário: