terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Será 2011 o ano das mulheres no Brasil? Rio anuncia nova chefe da polícia


Após a saída do chefe da Polícia Civil do Rio, Allan Turnowski, na manhã desta terça-feira, o governo do Estado anunciou no início da noite o nome da substituta, a delegada Martha Rocha.

Rocha é atualmente chefe da Dpam (Divisão de Polícia de Atendimento a Mulher), que coordena as dez delegacias especializadas de atendimento à mulher, área em que fez carreira. Também já havia ocupado o cargo de subchefe da Polícia Civil.

Com 51 anos - e mais de 20 na polícia -, ela trabalhou em delegacias distritais como em Campinho (zona norte), Copacabana (zona sul) e já foi candidata a deputada estadual.

Rocha também atuou no caso do sequestro ao ônibus da linha 174, em 2000, que terminou com a morte da professora Geísa Firmo Gonçalves e do sequestrador Sandro do Nascimento. Na época, ela era a titular da 15ª DP, na Gávea, mas foi transferida para outra delegacia após indiciar sob suspeita de homicídio culposo o então comandante do Bope (Batalhão de Operações Especiais), coronel José Penteado.

CRISE

A saída de Turnowski foi definida em reunião com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, após quatro dias de crise na instituição. Segundo nota emitida pela secretaria, os dois concluíram que a saída de Turnowski era a mais adequada para "preservar o bom funcionamento das instituições".

A posição de Turnowski à frente da Polícia Civil ficou desgastada após a operação Guilhotina, desencadeada pela PF (Polícia Federal), e que prendeu dezenas de policiais ligados a traficantes e milícias. O principal preso na operação, o delegado Carlos Oliveira, foi, até agosto do ano passado, subchefe de Polícia Civil. Há anos, é apontado como braço-direito de Turnowski.

Na segunda-feira (14), Turnowski decidiu fechar a Draco (Delegacia de Combate ao Crime Organizado), alegando ter recebido carta anônima com denúncias de corrupção, e que investigaria a delegacia.

A Draco é chefiada pelo delegado Cláudio Ferraz, ligado a Beltrame e desafeto de Turnowski. Ferraz admitiu que contribui para a PF durante a operação Guilhotina.

Em nota, Turnowski agradeceu ao governador Sérgio Cabral (PMDB) e a Beltrame pelo tempo em que comandou a Polícia Civil. "Tenho certeza que esta é a melhor decisão para o momento", afirmou ele.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário: