quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Senado aprova reajuste salarial de parlamentares e integrantes do Poder Executivo. E o aumento do cidadão, tem previsão?


Os senadores aprovaram ontem o PDS 683/10 que iguala os subsídios dos parlamentares, dos ministros de Estado, do presidente e do vice-presidente da República aos dos ministros do STF, fixados em R$ 26.723,13. Aprovado pela manhã pelos deputados, o texto segue para a promulgação.

O novo valor será pago a partir da próxima legislatura, que começa em fevereiro de 2011. A medida não terá impacto sobre o salário dos servidores do Senado. O relator da matéria e líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB/RO), apresentou parecer pela aprovação.

A equiparação com os subsídios dos ministros do STF, no entanto, pode não durar muito tempo. Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei de iniciativa do STF elevando o valor pago aos ministros para 30.675,48.

E o trabalhador?

Por que o Congresso não aprova também um aumento de 60% no salário do trabalhador eleitor? Será que é pedir muito quando se trata de uma população mais carente de recursos? Tenho recebido todos os dias na Defensoria Pública da Bahia aposentados por invalidez, idosos e pessoas completamente desprovida de recursos, que não têm dinheiro para pegar um transporte ou fazer uma refeição, sem as regalias do Executivo ou do Judiciário, que tentam encontrar na Defensoria alguém que ajude a lutar pelos seus direitos mitigados ou negligenciados pelo próprio Estado.

Entra governo e sai governo, mas a verdade é uma só: quem mais tem sempre terá mais!

Nenhum comentário: