sexta-feira, 12 de março de 2010

Reflexão para o final de semana: Nós somos nossos próprios donos


Viver em ambiente hostil muitas vezes nos leva a desviar da nossa essência, do que somos e do que nos propomos ser. Invariáveis momentos nos deparamos com a decepção por confiar e criar laços imaginários com as pessoas que nos rodeiam no trabalho, na escola, na 'galera'. Karl Marx defendia que "o homem é fruto do seu meio". Eu prefiro propor que o homem é fruto do seu início, e não do seu meio. É na índole do ser humano que habitam seus princípios e valores.

O tema é polêmico e, como no Direito, há corrente para tudo! Entretanto, segue o alerta para a reflexão: por que algumas pessoas predestinadas ao insussesso e à miséria conseguem vencer na vida, destacando-se ao ponto de tornarem-se invejáveis exemplos de superação? A resposta está na sua essência e na árdua tarefa de não se permitirem ser influenciadas pelos negativistas e fracassados, que incrivelmente sempre encontram alguma desculpa para justificar a sua preferência pelo caminho errante ou pelo mais fácil - vítimas da vida ou da sociedade.

É realmente difícil manter-se no prumo quando praticamente todos ao seu redor exercem influência para que você falhe e tenha mau êxito nos seus objetivos pessoais. Mas essa é apenas mais uma batalha a ser vencida na guerra para alcançarmos a verdadeira vitória: ser o que somos e o que queremos ser.

Uma passagem do Eclesiástico 12, 1-7 traduz exatamente o que eu gostaria de alertar: "Quando alguém prospera, os inimigos ficam tristes, mas quando alguém cai na desgraça, até o amigo vai embora. Jamais confie no inimigo, pois a sua maldade é metal que enferruja. Mesmo que ele se abaixe e seja gentil, tome cuidado e desconfie dele; comporte-se com ele como quem limpa o espelho, e você perceberá que a ferrugem dele não resiste por muito tempo. Não o coloque ao seu lado, para que ele não empurre você e ocupe o seu lugar; não o coloque à sua direita, para que ele não procure ocupar a sua cadeira. Caso contrário, tarde demais você verá que eu tenho razão, e ficará arrependido por não ter ouvido os meus conselhos."

Enfim, confie em você e, acima de tudo, em Deus. Lembre-se: mesmo que tudo ou todos lhe faltem, é na sua força Maior e interior que realmente irá encontrar subsídios para perseverar e vencer.

Sydney Harris (1917-1986), britânico de nascimento, mas educado nos EUA, foi colunista do Chicago Daily News. Dizem que ele gostava de contar essa história.

"Certa vez, Sidney acompanhava um amigo (a quem vamos chamar de Friend) à banca de jornais.

Amavelmente, Friend cumprimenta o jornaleiro, mas, como resposta, recebe um tratamento rude e grosseiro. Friend pega o jornal que foi atirado em sua direção e, polidamente, sorri e deseja um bom fim de semana ao jornaleiro. Ao continuarem a caminhada pela rua, Sidney pergunta:

- Ele sempre te trata com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente, é sempre assim.
- E você é sempre tão polido e amigável com ele?
- Sim, sou.
- Por que você é tão educado, já que ele é tão inamistoso com você?
- Por que não quero que ele decida como eu devo agir.

Nós somos nossos próprios donos, não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros. Não são os ambientes que devem nos transformar, nós é que temos de transformar os ambientes."

Um excelente e iluminado final de semana!

Karina Merlo

Nenhum comentário: