domingo, 1 de agosto de 2010

Morre na Argentina o professor Kléber da Costa Leitão

Kleber Luis Khell Leitão
É com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do professor Kleber Luís da Costa Leitão, ocorrido na última sexta-feira (30/07/2010) enquanto o docente cursava seus estudos de Doutorado na Argentina.

Kleber Leitão comandou a Guarda Municipal no primeiro governo de Geraldo Simões, de 1993 a 1996. Foi meu professor na disciplina Direito Penal III na Faculdade 2 de Julho em 2009. Mestre em Segurança Pública pelo Instituto de Ciências Sociais - UFBA, ele transmitia paixão pelo seu ofício, ensinando com humanidade e sensibilidade. Os alunos logo se apegavam à sua pessoa criando fortes laços de amizade.

O admirável Mestre era também um grande poeta. Durante alguns anos pude compartilhar a leitura dos seus poemas e das suas palavras que demonstravam o zelo pela natureza humana e suas mazelas.

Apesar das poucas informações, há suspeitas de que ele tenha sido assassinado. Autoridades policiais da Argentina determinaram que o corpo permaneça retido até que as investigações avancem.

Despeço-me do nobre amigo, homenageando-o com um de seus poemas:

VIAGEM
- p/ meu sogro, pai de minha mulher, filha dele e princesa nossa

Não nos impedirão os mares
nem os vôos mais distantes
de estarmos em distantes lugares
que a nós serão nunca bastantes.

Não freqüentaremos lupanares
nem queremos lugares de Dantes.
Somente Portugal, ladeiras e bares
serão mulheres e amantes.

Não quereremos o mar,
já salgado e que se ecoa.
Sentaremos é num bom bar,
tomando café com Pessoa.

Mas quereremos amar
na falésia que s’esboroa.
Mar algum nos impedirá
de comer bacalhau em Lisboa.

Ar algum será mais sorvido
do que aquele em nossos pulmões.
Seremos mui bem servidos
por Eça de quem queira e Camões.

E retornados e absorvidos,
sabendo a futilidade dos canhões,
seremos bem recebidos
no Brasil com seus dobrões.

      - Kleber Luis Khell, 17.02.2008

(Salvador - BA, 30 de julho de 2010)

2 comentários:

Unknown disse...

Tive o prazer de conviver com meu Amigo e irmão Kleber(KEL para os amigos mais intimos). Amigo, irmao, companheiro, humano, solidario, que mais posso dizer se as palavras nao vao resumir nen um terço do que era esse grande HOMEM.
Perdemos sim a presença fisica, mas o seu espirito de guerreiro de ideologista e humano, continuara pra sempre dentro de nos. A luta deve continuar por voces que estavam na mesma marcha com ele por uma justiça mais digna.
Agora falando de nos, como a gente sempre dizia quando um tinha grana e o outro nao(PRA MIM É GRAÇA) e a gente torrava tudo. Va com Deus meu irmao, voce jamais sera esquecido. Beijus do seu irmao e amigo Raimundo Roque

João Amado disse...

Meus amigos por mais que a gente saiba que esse dia chegará, nunca acreditamos quando nos deparamos com essa realidade. Quando isso ocorre com alguém, que para nós é imortal, a perplexidade toma conta da nossa existência. Kleber Luís Kell, ou simplesmente kell, amigo da juventude espírita manoel miranda, aonde nos conhecemos e traçamos nossos primeiros passos na "adultidade".
Como as palavras se enfeitavam para a grande festa da poesia que o nosso anfitrião nos proporcinava: época de grande inspiração. Meu amigo há quanto tempo não nos falamos ! E como me chegas agora ? Peço em oração pelo teu espírito !