sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Futuro Bacharel em Direito


Exigências do mercado de trabalho para um bom profissional do direito

por Aparecida de Fátima Garcia Oliveira

Porque e para que estou cursando faculdade de Direito? O que você, acadêmico, sabe sobre a profissão que irá abraçar? Quais são as exigências de mercado para ser um bom profissional nessa área? O mercado está saturado? Ou ainda há espaço para você?

São várias as indagações, mas é bom sabermos como tudo começou.... quando ministro do Império, Fernandes Pinheiro convence o Imperador a assinar a Carta de lei de 11 de Agosto de 1827 criando dois cursos jurídicos, um dos quais em São Paulo e outro , planejado para funcionar em Olinda, foi depois transferido para Recife.

Os cursos jurídicos foram instalados em 1828 e adotaram desde logo os "Estatutos" do Visconde de Cachoeira, nos termos do art. 10 da Carta de Lei.

Surgiram, assim, nas Academias de Recife e de São Paulo, os núcleos iniciais dos hoje numerosíssimos cursos de Direito no país. Assim é que começa a surgir o ensino jurídico pátrio. Este seria guardião dos ideais liberais do Estado constitucional, porém tinha como objetivo, naquele momento, o fornecimento de quadros para o Estado centralizador.

Hoje, o Curso de Direito atrai um grande número de alunos, no País são aproximadamente 400 mil, distribuídos em mais de quatrocentos cursos existentes.

Alguns aspectos do curso de Direito

· Ênfase nas competências sociais (humana).
· Multiplicidade de disciplinas/conhecimento permitem diversidade de atuação profissional.
· Mercado de trabalho, esta profissão está em ascensão, mudança do perfil auxiliou esta situação, com o surgimentos de novos setores na área.
· Aumento da oferta de estágio.
· Valorização da profissão, através da formação e qualificação.
· Laboratório prático permite a vivência simulada. (estágios)
· Formação/atualização do perfil do acadêmico de Direito.
· Currículo propicia uma formação eclética.
· Ênfase sobre a área/profissão no início do curso, primeiro semestre e/ou ano.
· Corpo docente deve ter sólidos conhecimentos em relação a profissão e suas perspectivas no mercado de trabalho.
· Enriquecimento das atividades curriculares e extra-curriculares, como por exemplo: oficina prática, visitas técnicas, pesquisas, etc.
· Adequação do currículo e ementa das disciplinas em relação às necessidades do mercado de trabalho.
· Ênfase em assuntos como responsabilidade social, terceiro setor, trabalho voluntariado, entre outros.
· Valorização do curso, a importância dos centros acadêmicos.
· Investimento por parte das instituições educacionais, na estrutura do curso.
· Necessidade de desenvolvimento e incentivo, de trabalhos científicos.
· Imprescindível o hábito de estudo permanente.
· O Preparo para o exame da OAB.
. Carreiras Jurídicas.
· Conhecimento jurídico e geral.
. Necessidade de pós graduação.
. Conhecer as prerrogativas do advogado: dever, ética...etc.
. É preciso sonhar.
. O exercício da luta cotidiana.
· Respeito pela pátria.

Fonte: Jurid

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